Na Índia os mestres dizem: os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida. Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho. (Roberto Shinyashiki)

sexta-feira, 14 de março de 2014

Sozinho no carro X Enlatado no ônibus

  Dirigir sozinho no carro ou andar sem conforto no transporte coletivo

  Ultimamente tem se falado sobre o grande numero de carros nas vias com poucas pessoas nos veículos, geralmente só o motorista.
  Supor ao cidadão mudar o hábito de dirigir e passar a locomover-se de carona com o vizinho, amigo de trabalho pode até ser aceitável. Mas pedir para esse motorista deixar o carro na garagem e andar de transporte público?
  É nítido que as estradas estão superlotadas de veículos, mas no caso do transporte público, este  também corriqueiramente possui todos os lugares ocupados, ônibus e metrô quase sempre superlotados. Se os motoristas solitários dos carros passarem a frequentar o transporte público, possivelmente será resolvido o problema da grande quantidade de carros circulando nas ruas,  mas em contrapartida aumenta ainda mais o problema da hiper lotação do transporte público.
  Solucionar um problema e aumentar outro não é inteligente. Contudo quando o transporte coletivo ser um atrativo confortável no Brasil, é de se esperar que os condutores de carro particular passem a ter o hábito de usar o transporte público, como acontece no Japão, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog