Na Índia os mestres dizem: os problemas são despertadores que tentam acordar as pessoas para a vida. Aproveite para acordar logo, antes que o próximo despertador faça mais barulho. (Roberto Shinyashiki)

sábado, 31 de agosto de 2013

Processo para obter a carteira de habilitação poderá ser prorrogado

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece o prazo de 12 meses para que os candidatos obtêm a CNH e concluam o processo para a habilitação. O prazo começa a contar a partir do requerimento do candidato.
 No entanto, segue na Câmara Temática de Formação e Habilitação de Condutores do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a proposta com intuito de estender o prazo para que futuros condutores tirem a Carteira Nacional de Habilitação em até 24 meses. O que obrigaria o condutor a fazer mais testes e por mais tempo antes de tirar a CNH, deste modo evitando reprovações.
 Seria uma excelente estratégia para aqueles que não possuem tempo regulamente em acompanhar as aulas de legislação e acabam perdendo a chance de concluir todo o processo antes dos 12 meses.
  E querendo ou não, os alunos tendo mais treinos passarão na primeira tentativa na prova de direção, já que poderão em tempo hábil praticar mais aulas de direção com o instrutor.

  Válida esta proposta que beneficiará os alunos, mas se for para encarecer mais o que já não é barato, é melhor deixar como está mesmo!

16 comentários:

  1. Na verdade essa prorrogação, de mais 1 ano, já está valendo!?

    ResponderExcluir
  2. Como assim ´´´´´Jáder´´´´´aqui no Rio de Janeiro ninguém mencionou isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, aqui na minha cidade em Minas Gerais, isto já está valendo eu mesmo estou nessa prorrogação de mais 1 ano, já que minha pauta venceu pela primeira vez; terei que pagar duas taxas de +ou- R$ 50,00 e fazer a prova de legislação de novo.

      Excluir
    2. Cara sabe me dizer se tenho q fazer as aulas de legislação todas denova??

      Excluir
  3. Sei de um Projeto na Alerj de autoria de um Dep cujo o ´´´´DUDA´´´´´terá validade de 5 anos para a1º habilitação. se realmente está havendo a´´´´ TAL PRORROGAÇÃO´´´´´´. muitos alunos se quer estão sabendo do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quando se diz que os alunos não estão sabendo disso e digo mais, quando estamos tentamos tirar a CNH ficamos sabendo de pouco ou de nada, nos é informado as coisas só se e quando perguntado ou se nos informa, é em cima da hora, cheguei a pagar taxa errada por falta de informação (tive que pedir ressarcimento). É difícil tirar carteira por aqui! E em relação a essa prorrogação, os alunos sabem disso mesmo não!

      Excluir
    2. Numa conversa num ponto de ônibus, uma pessoa me disse que tempos atrás o tempo para conseguir a CNH era de se 5 anos.

      Excluir
  4. está frase é muito interessante ´´´´´´ SE FOR PARA ENCARECER MAIS O QUE JÁ NÃO É BARATO´´´´´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de R$ 1200,00 para se tirar uma CNH, é muito abusivo!

      Excluir
    2. Jader,sou de minas.
      Não estou conseguindo fazer a legislação.
      Pretendo terminar no meio de fevereiro.
      Porém vai sobrar so 4 meses para fazer aulas de rua e os testes.
      Já me falaram dessa extensão de prazo até na auto escola que faço. Mais na prática ele funciona mesmo?

      Excluir
    3. Olá como vai? Não está conseguindo passar na prova de legislação? É só ir nas aulas diariamente pra n perder o conteúdo e ler a apostila antes de dormir, assim vc vai ver que passará na prova que é mamão com açúcar.

      Excluir
  5. Jader,sou de minas.
    Não estou conseguindo fazer a legislação.
    Pretendo terminar no meio de fevereiro.
    Porém vai sobrar so 4 meses para fazer aulas de rua e os testes.
    Já me falaram dessa extensão de prazo até na auto escola que faço. Mais na prática ele funciona mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Sim sim aqui (oUro Preto-MG) está em prática, tanto é que eu tbm estou tentando passar no exame de rua e estou no meu 2º ano de tentativa, tive que pagar tudo de novo de menos fazer os exames psicos e de saúde, mas tenho mais esse ano pra tentar conseguir a carteira.

    ResponderExcluir
  7. Mas o que mais me desencanta é o desleixo em que nós alunos ficamos com as auto-escolas, temos que adivinhar e saber tudo sobre como formamos condutores, as datas de vencimento da pauta, os boletos certos para pagar ( eu mesmo ja tive que recorrer ressarcimento por ter pago o boleto errado), e o tudo mais!

    ResponderExcluir
  8. O M EU PROCESSO VENCEU EM NOVEMBRO,PRECISO ME INFORMAR MELHOR ,POIS PRECISO PRORROGAR !!!!!!!!

    JERONIMO NASCIMENTO CEL ; 83602896

    RIO DE JANEIRO BAIXADA FLUMINENSE

    ResponderExcluir
  9. Óla sera que vale para São Paulo tambem?

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog